Dicas

  PDF Imprimir E-mail

 

 

Essa sessão é destinada àqueles que desejam colaborar com nosso planeta nas questões de meio ambiente e especialmente no que diz respeito à atenuação do aquecimento global. Cada cidadão pode contribuir de diversas formas através de atitudes simples que não trazem custos significativos. Para proteger o meio ambiente é necessária uma mudança de paradigmas, rever conceitos, necessidades, frear o consumo supérfluo, rever produção e destinação de lixo, e para atenuar o aquecimento global, é necessário uma atitude consciente.

Pouca gente sabe, mas grande parte da problemática em questão vem da abrupta mudança do uso do solo ocorrida durante as últimas décadas, vista pelas extensas áreas de monoculturas, pela maciça impermeabilização do solo representada pelo asfalto, cimento e outros tipos de pavimentos e pela desertificação de áreas após sofrerem desmatamento.

Estudos científicos mostram que as maiores fontes de calor são a terra descoberta ou nua e os pavimentos em geral, chegando a ser constatado trechos de asfalto que alcançam a temperatura de 70 graus centígrados em dias quentes. Entendendo isso, concluímos que precisamos adotar medidas que diminuam a incidência dos raios solares sobre os pavimentos e que também aumentem os índices de coberturas naturais nas áreas com solo descoberto. Assim sendo, vamos às dicas:

- PLANTE ÁRVORES. As árvores impedem que parte dos raios solares chegue aos pavimentos, além de proporcionarem maior frescor por suas sombras e pelo processo de transpiração, esta é a atitude mais importante em todo o processo.

- Sempre que possível, transforme áreas pavimentadas em áreas de jardim – com menos áreas impermeabilizadas haverá menor aquecimento do ar além da beleza proporcionada pelas plantas. Existem em muitas cidades abatimentos de IPTU para aqueles munícipes que decidem permeabilizar parte de seus terrenos, consulte a legislação de seu município!

- Na propriedade rural, sempre que possível cubra o solo com palhadas (restos de culturas ou folhas). A cobertura do solo faz com que ele emita menos calor, diminui sua erosão e conserva suas propriedades físicas e químicas. E plante árvores em diversos locais!

Além dessas dicas mais diretas, referentes a utilização do solo, também podemos ajudar o planeta, modificando a nossa forma de consumo, nos reeducando em pequenos hábitos.

- Pratique os 4Rs: Repense, Reduza, Reutilize e Recicle.

- Repense seus hábitos, mude, inove, seja ecológico e fique na moda.

- Reduza a compra de produtos que contenham muitas embalagens descartáveis, evitando a produção de lixo. Reduza o uso do carro, pratique a carona solidária com colegas de trabalho e de escola, utilize transportes coletivos, ande de bicicleta e prefira fazer pequenos trajetos a pé.

- Reutilize embalagens, caixas, saquinhos plásticos. A água da máquina de lavar pode ser utilizada para limpar o quintal, terraço e garagem.

-Recicle: Para aqueles materiais que não possam ser reutilizados, encaminhe-os para a reciclagem.

Ainda, para sermos ecológicos em todos os sentidos, nos preocupando, não só com o solo, mas também com a água, energia e lixo, podemos pensar em diversas outras dicas, separadas por locais?

EM CASA podemos adotar as seguintes práticas:

-Bebidas em garrafas reutilizáveis, também são mais ecológicas.

-Ao embrulhar o seu lanche, opte por embalagens reutilizáveis para armazenamento dos alimentos, em lugar de folhas de alumínio ou saquinhos de plástico.

-Ao sair de casa, não se esqueça de desligar todas as luzes e aparelhos eletrônicos; desligue também carregadores pois estes continuam a consumir mesmo se não estiverem mais carregando.

- Ao comprar aparelhos eletrodomésticos, verifique nas especificações técnicas se são eficientes no consumo de energia.

- Economizar água não deixando a torneira ligada ao fazer a barba, lavar o rosto ou escovar os dentes.

- Reutilizar a água usada na lavagem de roupas para a limpeza de calçadas, de quintais ou mesmo para lavar carro.

- Usar um barbeador elétrico ou lâmina de barbear com lâminas substituíveis, em vez de descartáveis, ajuda muito na redução de resíduos.

-Usar toalhas para secar o seu rosto e mãos ao invés de lenços de papel que são descartáveis. Além disso, pendure suas toalhas para secar, para que possam ser reutilizadas várias vezes.

- Fraldas de pano são super ecológicas, parabéns para as mamães que conseguem colocar essa dica em prática!

- Plante uma árvore!

NA RUA:

-Use sacola de pano quando for fazer compras.

-Minimize o uso de automóveis. Vá de bicicleta, a pé, pegue carona, use transportes públicos etc.

-Procure por carros de maior eficiência de combustível e mantenha os pneus regulados na pressão correta para reduzir o consumo do seu carro.

- Se você passa horas presos no trânsito, considere desligar o motor se for ficar parado por um período longo.

-Dirigir agressivamente aumenta o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa. Por isso, se você quiser contribuir com o meio ambiente, acelere gradualmente e tente manter uma velocidade constante.

-Plante mais uma árvore!

AO DIRIGIR:

- A 120 km/h, a força que atua contra o carro é quatro vezes maior do que quando o carro está a 60 km/h.

- A 80 km/h em cruzeiro, um carro com vidros abertos passa a consumir o mesmo ou mais que um veículo com janelas fechadas e com o ar-condicionado ligado na mesma velocidade.

- Filtros de ar e de óleo, assim como velas, merecem sempre uma vistoria periódica. O filtro de ar sujo, por exemplo, vai dificultar o motor em aspirar aquele ar e consumir energia.

- Os pneus também interferem no consumo. A calibragem é um item importante. A cada 2.9 libras a menos do recomendado pelo fabricante, além de se reduzir a vida útil do pneu em 10%, aumenta o consumo do carro em até 2%. As medidas fora das especificações do fabricante são outro problema. Aumentar a banda de rodagem, por exemplo, acarreta em maior esforço de rolagem e maior consumo.

- Acelerar sempre de forma suave e evitar pisadas muito fortes no acelerador.

- Não esticar demais as marchas e priorizar as marchas longas.

- Procurar rodar próximo dos giros do torque máximo do motor especificado no manual do proprietário.

- Evitar freadas bruscas; se possível, desacelerar com o carro engrenado para diminuir a velocidade antes de parar.

- Nas subidas, procurar manter o propulsor em uma faixa de rotação uniforme, para evitar reduzidas constantes de marcha.

- Acelerar bem antes de subir aclives para evitar acelerações no meio da subida.

- Nas descidas, manter uma velocidade que minimize o uso dos freios.

- Verificar a pressão correta dos pneus especificada no manual.

- Usar pneus e rodas de medidas recomendadas pelo fabricante.

- Evitar colocar bagageiro no teto, para-choques de impulsão, aerofólios e quebra-matos não originais que podem comprometer o coeficiente de arrasto do carro.

- Fazer a manutenção periódica do veículo e as revisões previstas no manual do proprietário.

- Trocar sempre que necessário filtros de ar e óleo.

-Plante mais uma árvore!

NO TRABALHO:

- Use uma caneca lavável para beber café é uma alternativa ecológica aos copos plásticos ou isopores não-biodegradáveis.

-Deixe um copo de vidro e uma garrafa reutilizável no local de trabalho para diminuir a quantidade de copos plásticos ou de garrafinhas de água. 80% de garrafas de plástico são recicláveis, mas apenas 20% são efetivamente recicladas.

-Quando precisar de folhas para rascunho, use o verso daqueles documentos antigos que você não precisará mais.

-Se não existir um sistema de reciclagem no escritório, inicie um! Reciclagem de lixo contribui efetivamente para a redução de emissões de carbono. E estima-se que 75% do que é jogado no lixo pode ser reciclado, embora atualmente a reciclagem seja de apenas 25%.

-Quando for imprimir, imprima frente e verso.

-A maioria dos acessórios de computadores como cartuchos de tinta, CDs e DVDs são feitos de materiais que poderiam ser reutilizados. Os cabos e alto-falantes são bastante padronizados, o que significa que eles podem ser reutilizados em vários modelos de computadores.

-Reduza as emissões de carbono do seu escritório, formatando computadores, monitores, impressoras, copiadoras, alto-falantes e outros equipamentos no seu modo econômico e desligando-os ao final do dia.

-Desligue todas as luzes desnecessárias, especialmente nos escritórios e salas de conferência, banheiros e áreas que não estão sendo utilizadas.

-Se você está em busca de algo para personalizar o seu escritório, escolha plantas de interior. Essas plantas são boas para o ambiente, pois removem poluentes presentes no ar.

- Plante mais uma árvore!

APÓS UM LONGO DIA:

-Nos dias de calor, experimente abrir as janelas e usar roupas leves ao invés de ligar o ar-condicionado.

-Não coloque lâmpadas ou televisores perto do seu ar-condicionado, uma vez que este irá identificar o calor proveniente desses aparelhos e, por isso, trabalhará mais tempo que necessário.

-Quando cozinhar, faça com que o tamanho da panela corresponda ao tamanho da boca do fogão, assim reduzirá o gasto energético.

-Plante mais uma árvore!

Em GERAL:

-Doe o que não quiser ou não precisar mais, ao invés de jogar fora.

- Plante muitas árvores!

Última atualização em Seg, 10 de Setembro de 2012 16:09
 
Cactus Web | Criação de Sites